Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Carta do Movimento Contra o Aumento das Passagens de Ônibus aos Artistas de João Pessoa

Carta aos Artistas de João Pessoa

Movimento #ContraoaumentoJP



Gostaríamos de chamar todos vocês para estarem junto conosco no movimento #ContraoaumentoJP, parte de uma série de intervenções na cidade contra o recente aumento de passagens, de R$1,90 para R$2,10, mas também contra todo o histórico aumento de passagens que temos sofrido nos últimos seis anos, intervalo no qual a tarifa do ônibus urbano em JP dobrou de valor. Nosso próximo ato será nessa terça-feira, 18 de janeiro, à tarde; todo o percurso e ato será definido em reunião nessa segunda (17), às 15h, na Praça da Alegria, no CCHLA, na UFPB.

É com propriedade que o movimento estudantil de João Pessoa se sente parte do cenário cultural da cidade e à vontade para esse diálogo. Participamos quando na construção de espaços em que as bandas musicais e os grupos locais possam mostrar seus trabalhos, como em festivais e encontros na universidade, seja no fomento ao cinema através dos cineclubes dentro e fora da universidade ou de grupos de estudos e pesquisa, seja na produção de periódicos e artes gráficas, na produção de cinema, nas artes plásticas e na fotografia, uma gama de estudantes em cada qual dessas áreas. Sabemos o quanto a participação nessa área também é política, e o quanto estamos todos cansados de receber de presente de Natal esse aumento. O aumento da passagem também reflete diretamente no acesso à cultura: aos espetáculos, às apresentações de rua, aos festivais de música, a todo e qualquer espaço de construção e lazer.

A participação da cultura atos e intervenções de rua– é o momento em que, de fato, mostramos a nossa proposta - é bastante importante para mostrar que tantas outras categorias e grupos, além de estudantes, estão indignadas com essa situação do transporte urbano na cidade. Por isso, a propomos fazer um ato na tarde do dia 18 de janeiro, e os que se seguirem, muito mais lúdico, para ratificar a pacificidade do movimento, em contraponto à violência que vemos sofrendo.Para isso, são bem-vindos os úmeros circenses acompanhando todo o trajeto, os atos de teatro de rua e do oprimido, malabares abrindo os caminhos nas ruas do Centro, palhaços em contato com a população nos pontos de ônibus e ruas, produção de cartazes e artes gráficas. Mesmo uma espécie de expediçaõ fotográfica para registro e arte das nossas intervenção. Toda e qualquer arte é bem-vinda.

Pedimos também para aquelas pessoas, grupos e coletivos que se identificam com a causa para lançar cartas em apoio ao movimento e contra o aumento de passagens, moções de repúdio à violência e à repressão sofridas pelos estudantes, ou, como é o melhor que podemos fazer,escrever, desenhar, poemar, pintar a indignação contra esse aumento, e divulgar entre os blogues e as redes sociais. Isso vem sendo feito por estudantes – ver o desenho de Luyse Costa e o rap de Elvis Expressando, além das belas fotografias de Tercles Silva – e também contamos já com o texto reflexivo de Pedro Osmar (tudo isso no nosso blogue www.contraoaumentojp.wordpress.com). Mas,quanto maior a expressão de indignação, mais forte o movimento contra o aumento fica.


Movimento #contraoaumentoJP

www.contraoaumentojp.wordpress.com

@contraoaumentoJP