Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lucas Dourado - Motor Misterioso (2013)


DOWNLOAD:


Com influências da música mineira e do swing da música baiana, o cantor e compositorLucas Dourado chega à cena musical com seu registro de estreia. Disponível para download gratuito em www.olucasdourado.com.br, Motor Misterioso traz nove faixas autorais. Foram quase dois anos em estúdio em um processo de gravação que começou de forma independente por meio de recursos próprios.

O apoio do Fundo Municipal de Cultura, por meio da Prefeitura de João Pessoa, em 2012, possibilitou a finalização e prensagem de mil cópias do CD, que serão brevemente comercializados pelo preço de R$ 10. Informações serão divulgados em breve.
Foto: Rafael Passos.

O seu show autoral já foi realizado três vezes em João Pessoa, porém sem a sonoridade apresentada no disco, que contou com a produção musical de Haley Guimarães, integrante da banda Burro Morto e um dos responsáveis pelo Estúdio Mutuca, onde as composições foram gravadas. Para Lucas, a participação de Haley Guimarães foi fundamental para a sonoridade que o álbum adquiriu, desde os arranjos e timbres até a indicação da masterização, feita no Estúdio El Rocha em São Paulo. Além do próprio compositor, na voz, guitarra e violão; e do produtor musical, no teclado, sintetizador e guitarra; Motor Misterioso conta com Ruy José, na bateria; Chico Limeira, no contrabaixo, guitarra e cavaquinho; Helinho Medeiros, no teclado, sintetizador e acordeon; Uirá Garcia, na guitarra; Macaxeira Acioli e Pablo Ramires, na percussão; e Polly Barros, Érica Maria e Gabriel Pereira, nos vocais.

Baiano, da cidade de Irecê, é em João Pessoa que Lucas Dourado trilha sua trajetória artística há sete anos. Residente na capital paraibana desde 2000, o projeto inicial da mudança de Estado era a graduação em Engenharia Mecânica, o que acabou se configurando em um diploma em Psicologia. Influenciado pela coleção de discos da sua casa e pelo violão do seu pai, aos treze anos de idade, Lucas descobriu o ritmo batucando com as mãos. Três anos depois, integrava uma banda de axé music, seu grupo de estreia na musica. Os primeiros acordes dissonantes surgiram e, com isso, a aproximação com a MPB. Até os 24 anos, o músico achou que não iria compor, porém, a partir do encontro com o improviso, Lucas percebeu que podia fazer música e, entre 2006 e 2007, compôs quinze canções, dentre as quais, seis delas estão em Motor Misterioso.

A Saga abre o álbum e foi a primeira canção do músico, que começou a compor por volta dos 25 anos. Lucas comenta que a letra saiu com naturalidade enquanto fazia a harmonia e a melodia, e que a canção já veio carregada do imaginário sertanejo da sua infância. Ainda de acordo com o compositor, quando estava escolhendo o nome do álbum, Motor Misterioso foi a música que o representou naquele momento. A música título do álbum aponta para o que ele chama de aprisionamento simbólico que a maioria das pessoas vem sofrendo no mundo contemporâneo. “Estamos em um período histórico em que tudo está sendo revisto, porém a estrutura maior, a máquina, esse motor misterioso está a pleno vapor e, quem move suas engrenagens, somos nós, o povo”, explicou o músico.

            Outras canções de destaque no CD são Barbante PrateadoTemparada, e Saravá e Quengo já conhecidas do público nas versões d’ A Troça Harmônica, grupo pessoense do qual Lucas Dourado é integrante. Mesmo tendo diversas influências musicais para a composição do álbum, o musico aponta que muito da inspiração veio das leituras realizadas sobre misticismo. Motor Misterioso reflete a visão de mundo de Lucas Dourado, o seu pensamento não localizado, o seu questionamento sobre os contornos que as relações sociais adquirem, o seu olhar de ser humano sem fronteiras.