Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Zé Ramalho - Zé Ramalho (1978)

01. Avôhai
02. Vila do Sossego
03. Chão de Giz
04. A Noite Preta
05. A Dança das Borboletas
06. Bicho de 7 Cabeças
07. Adeus Segunda-Feira Cinzenta
08. Meninas de Albarã
09. Voa, Voa
10. Avôhai (voz e violão) [bonus]
11. Chão de Giz (voz e violão) [bonus]
12. Bicho de 7 Cabeças (voz e violão) [bonus]
13. Vila do Sossêgo (voz e violão) [bonus]
14. Ratos de Porto (voz e violão) [bonus]

Faltava no blog este clássico, primeiro disco solo de Zé Ramalho, as versões originais de Avôhai, Vila do Sossego, Chão de Giz e A Dança das Borboletas são disparadas as melhores, esse aqui postado é uma reedição de 2003, com algumas faixas bônus.

Jaguaribe Carne - Instrumental (1993)




Gravado em 1993, Instrumental é o segundo registro do Jaguaribe Carne, o lendário projeto de Pedro Osmar e Paulo Ró criado no bairro de Jaguaribe em 1974. É possível que o grupo tenha sido a primeira banda completamente independente do país. E também eram muito mais do que uma banda. Um coletivo de guerrilha cultural, que surgiu para "estudar, difundir, praticar, experimentar, fazer intercâmbios e trocar idéias com artistas da cidade de João Pessoa e de todo o estado da Paraíba".

É difícil, inútil e preguiçoso querer categorizar Jaguaribe Carne dentro de um estilo musical bem definido. Eles são o resultado de um conjunto gigantesco de influências do mundo inteiro, da música clássica ao caboclinho do sertão ao experimentalismo mais puro e mais livre.

O experimentalismo do Instrumental começa antes de você dar o play: cada um dos mil discos da tiragem teve uma capa diferente feita por artistas plásticos profissionais e amadores, através de oficinas em várias cidades nordestinas. O disco é feito quase cem por cento de músicas instrumentais, é quase um manifesto de como a criatividade combate e derrota o virtuosismo estéril. Mas a faixa que abre o disco não é instrumental. A letra é simples: o povo não precisa de esmola / precisa de escola pra se educar / precisa de cultura para avançar / o povo precisa de armas pra trabalhar / precisa de justiça pra se afirmar. Isso é Jaguaribe Carne.

Tracklist:

01 - Fome? Que Fome?
02 - Saltos
03 - Piratas de Jaguaribe
04 - Ritmo de Baião
05 - Nostalgia
06 - Liquidificador Industrial
07 - Ciranda
08 - Outro Tempo
09 - Sotaque de Pindaré
10 - Acho que vem alguma coisa por aí
11 - Entrevista (Pedro Osmar, Paulo Ró e amigos)


Pedro Osmar - Novóide (1998)

Pedro Osmar - Viola Caipira (1997)

Pedro Osmar - Signagem (1995)

terça-feira, 1 de março de 2011

Unidade Móvel - Em Tempo Real

Madalena Moog - Samba pro seu dia (2010)

Baile Brasucália!


Baile Brasucália
Festa agita Capital Paraibana com Frevo e o Melhor da Nova safra da MPB Nesta Quinta


Para quem quer curtir mais do carnaval pessoense, que é tradicionalmente feito
pelos próprios e uma semana antes do carnaval comum, o
Baile Brasucália é a pedida certa.
A festa acontecerá na rua Brás Florentino, centro da capital, beco conhecido pelos pessoenses por abrigar a cachaçaria mais emblemática da cidade, a Philipeia. As atrações serão a banda Evoé, grupo que desponta na cena independente da MPB local e a orquestra de frevo Atécubanos, que animará a galera preparando os corações para a semana de carnaval que se inicia.

O evento tem um perfil que tenta reunir a tradição da comemoração pré-carnaval em João Pessoa com a novidade da cena independente na cidade. Com o foco na produção alternativa, o projeto chama o público para comparecer ao centro histórico da capital paraibana, que está cada dia recebendo mais investidas em eventos culturais e tem tradição em abrigar a programação dos blocos de arrastão no carnaval Folia

de Rua. Faz ainda parte dos objetivos do projeto proposto a revitalizaç

ão da ocupação cultural do centro histórico, valorização a boa produção cultural independente e o fomento a novas iniciativas para a diversificação das festas pré-carnaval na cidade.



Evoé:


Também nascida e criada em berço universitário, o grupo é recente e já demonstra maturidade na composição de sua arte. Voltada para a MPB, a Evoé pode representar o que há de mais novo na produção cultural de música popular. Em 2010 lançaram-se no circuito independente com apresentações pela Universidade Federal da Paraiba e participaram da gravação de um programa piloto submetido ao Fundo Municipal de Cultura via edital. O Pôr do Som é um documentário-release já servindo de primeiro demonstrativo do trabalho do grupo, gerando o seu primeiro EP, intitulado “Geodésico”. Em 2011 continuam seus trabalhos na produção de mais músicas e intervenções autorais. Apresentaram-se recentemente em uma praça popular do bairro-berço da banda (Castelo Branco) arrastando dezenas de pessoas à chuva no Projeto Circuito das Praças, projeto este realizado pela FUNJOPE via Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Conheça mais da banda aqui: http://www.myspace.com/evoebanda

Baixe o EP "Geodésico" aqui: http://musicadaparaiba.blogspot.com/search/label/Evo%C3%A9

Cachaçaria Philipeia:





"Nas proximidades da General Osório, em um beco que a liga com a Duque de Caxias, existe um estabelecimento rústico, ainda pouco conhecido, com um sortimento de cachaças de todo tipo, num ambiente para lá de autêntico. A Cachaçaria Filipéia oferece uma opção de sabor, para quem quer variar, junto com caldinhos (de peixe, de feijão, de fava) com preços bem em conta. O lugar é apertadinho, mas o clima de informalidade, entre boêmio e visceral, faz valer a pena uma bicada. Fica numa das áreas mais culturais de João Pessoa, que graças aos responsáveis pelo agito cultural, está oferencendo opções como o Ksa Rock e o Casarão 34."



Com certeza a festa será regada a boa música, boa cachaça tradicional e ótimas companhias.

Viva o Carnaval!

SERVIÇO




Baile Brasucália
03/03/11 (Quinta)
Evoé e Orquestra Atécubana
Grátis
Rua Brás Florentino (Beco da Cachaçaria Philipéia, Próximo a Praça Rio Branco)

Apoio:
Cachaçaria Philipeia
Doceria Sonho Doce

Informações:
Gerson Abrantes
Produtor Cultural | (83) 8896-6021

Alexandre Santos
Produtor Cultural | (83) 8790-7947


Beto Brito - Pandeiro Sideral (2002)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Beto Brito - Mei de Feira (2004)



1 - Xote Mêi-de-Feira
2 - Côco na Beira Mar
3 - Trem do Forró
4 - Xô Aperreio
5 - Quebra Tudo
6 - Deus Nunca Tarda
7 - Balaio
8 - Fuá Dez
9 - Chinelo
10 - Fuá da Rabeca (Instrumental)
11 - É Doida
12 - Sapo Cururu
13 - Repende de Saída

Xisto Medeiros - Prana (2010)




1 - Repasto de Luxúria
2 - Um Intermezzo Para Capitu e Bentinho
3 - Estrela Vento Estrela
4 - Só por Ser e Estar
5 - Prana
6 - Para um Amor Distante
7 - Mudo Mundo Mudo
8 - Brasil versus Portugal
9 - Tanto Ainda é Pouco
10 - Pessoana
11 - Dique de Cristal
12 - Talvez
13 - Sentimentos
14 - Canoa