Páginas

domingo, 13 de março de 2011

Assaltarte - Assaltarte (1994)


O nome Assaltarte foi utilizado pela primeira vez nos anos 80 pela professora de Fortaleza Izaira Silvino, que regia o coral da UFCE e que realizava intervenções nas salas de aula. O mesmo nome foi assumido na Paraíba por Marcos Fonseca, Xisto Medeiros e Milton Dornellas em setembro de 1991. A proposta era a de fazer um grupo musical que fizesse intervenções nas ruas, escolas, bares, restaurantes, magazines, cinemas, teatros, bibliotecas e centros comunitários, com o objetivo também de provocar as pessoas à reflexão sobre as "possibilidades de ação constante".

Originalmente, o Assaltarte só contava com os instrumentos dos três integrantes: Marcos tocava viola clássica, Xisto tocava contrabaixo acústico e elétrico e Milton Dornellas ficava na voz e no violão. Nesse CD, gravado em 1994, há a participação de muito mais músicos, dando uma incrementada no som. Entre os músicos que participam no CD, estão Escurinho, Hermes Gongué, Sérgio Gallo, Archidy, Soraia Bandeira, Didier Guigue, além de composições de Totonho, Adeildo Vieira e Pedro Osmar. Entre os intrumentos que preenchem o som, há desde tambores falantes, moringas, violoncelos e espirais de caderno.

O CD é um registro de um dos movimentos musicais paraibanos mais significativos da época, e mostra a criatividade e a variedade dos compositores daqui: entre as músicas há desde solos virtuosos de baixo (Bassist's) até um reggae roots sobre massagem nos pés (Massagem), passando pela típica música nordestina e paraibana (Boi Germinal).

Tracklist:

01 - Massagem (Marcos Fonseca)
02 - Meninos (Milton Dornellas, Adeildo Vieira, Pedro Osmar, Totonho)
03 - Abraço ao Mano - dedicado a Alfredinho (Xisto Medeiros)
04 - Baião do Galo (Milton Dornellas, Ronaldo Monte de Almeida)
05 - Boi Germinal (Marcos Fonseca)
06 - Bassist's (Xisto Medeiros)
07 - Branco (Marcos Fonseca)
08 - Mural (Milton Dornellas)
09 - Anjos (Xisto Medeiros)
10 - Passarinho (Marcos Fonseca)
11 - Opus Incertum (Milton Dornellas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário