Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2012

Milton Dornellas - Bom Mesmo é a Gargalhada no Final (2012)



Milton Dornellas, uma das figuras centrais da música paraibana atual, lança seu disco mais novo, Bom Mesmo é a Gargalhada no Final - título tirado de uma frase que seu amigo Pedro Osmar costuma falar. O álbum é incomum na discografia de Milton por ter relativamente muito poucas músicas com letra, fato que ressalta uma de suas principais habilidades: compor melodias. Melodias simples, com aquele frescor típico da música popular, que se repete sem nunca se tornar cansativo, arranjados em uma textura leve. Muito do êxito do álbum se deve também aos instrumentistas: além do próprio Milton cantando e tocando violões e bandolins, participam do grupo desse disco na sanfona Helinho Medeiros (que entre outras coisas toca com Paulo Ró, no Remandiola Trio e ocasionalmente com o grupo de música barroca Camena), no baixo Chico Limeira (que toca cavaquinho com o grupo de samba Trem das Onze e baixo com o Sonora Samba Groove), na guitarra Marcelo Macedo (dono do estúdio Peixe Boi, onde foi gravado o disco, e também guitarrista do Néctar do Groove) e na percussão Paulinho Tazz (também do Trem das Onze).

Tracklist

01 - Encanto
02 - Abismo
03 - Jaborandi
04 - Frei Tito
05 - Praça Rio Branco
06 - Capeta Jr.
07 - Vôo do Passarinho
08 - Bom Mesmo é a Gargalhada no Final




Madalena Moog - Philipéia (2012)



Madalena Moog é uma banda que já participa há algum tempo do cenário independente de João Pessoa. O seu mentor, Patativa Moog, não é paraibano de nascença, mas é de vivência. Mora no centro histórico da cidade, e tem o privilégio de ser quase vizinho de um dos principais pontos de encontro de figuras interessantes do lugar: a Cachaçaria Philipéia. Philipéia de Nossa Senhora das Neves é o nome colonial da capital paraibana. A cachaçaria é um ponto focal do centro, um daqueles lugares tão carregados de conversas sóbrias e bêbadas que só de se entrar a pessoa já se sente parte da história da cidade.

Philipéia, o disco novo de Madalena Moog, funciona como ode a João Pessoa e como homenagem à cachaçaria, que por si só também é uma ode a João Pessoa. É um daqueles discos pra ser escutado do começo ao fim, na ordem. O som se distancia cada vez mais do rock dos primeiros discos, e abraça uma coisa mais light, mais samba, mais carnaval. As letras, mesmo quando não falam sobre a cidade, falam sobre a cidade. Um trecho de uma letra diz: "deu no jornal, vai ter aumento de passagem". Pode ser qualquer lugar do Brasil, mas ao mesmo tempo soa extremamente pessoense no contexto.

O disco fecha com um interessantíssimo depoimento de um dos pioneiros do samba, um conselho para qualquer pessoa que faça música brasileira e que queira ter alguma relevância musical em qualquer época.

Tracklist:

01 - Ela Só Pensa Em Namorar
02 - Bifurcação
03 - Felicidade
04 - Philipéia
05 - As Borboletas
06 - Como É Triste!
07 - Beco da Cachaça
08 - Elogio ao Mestre Donga


The Silvias:20HorasDomingo - Ao Vivo no Casarão 34 (2007)



Recentemente postei aqui o (até agora) único EP de The Silvias:20HorasDomingo, banda de pós-rock do underground pessoense. Para quem não se contentou com as cinco faixas, aí vai um show ao vivo no Casarão 34, com músicas do EP, músicas novas e até uma versão de Careful With That Axe, Eugene, de Pink Floyd. O bootleg aqui também mostra uma formação diferente da do EP, com o percussionista João Cassiano (também da ChicoCorrea & Electronic Band).

Aliás, chamar The Silvias de uma banda de pós-rock talvez seja uma super-simplificação. Dub? Jazz fusion? Música oriental? Só ouvindo, meus caros.



Tracklist:

01 - Ciganos Romenos
02 - Por Trás da Porta Verde
03 - Canção Noir
04 - O Imaginário
05 - Dharma/Vinheta/Careful With that Axe, Eugene
06 - Fábula
07 - Preludium
08 - Roda Gigante
09 - Dub do Boi de Marrakech
10 - O Vácuo
11 - Ciganos Romenos (Versão II)



João Cassiano - Nômade Riddim Vol. 05 (2012)




João Cassiano, percussionista da ChicoCorrea & Electronic Band e da companhia de dança Lunay, lança o quinto volume de sua coleção de beats e riddims eletrônicos. A coleção Nômade Riddim é fruto de uma dedicada pesquisa sobre as culturas de música eletrônica e música folclórica do mundo inteiro, principalmente dos países de terceiro mundo, que têm uma estética singular. Você encontra os outros volumes da série aqui e aqui.


Tracklist

01 - Warp Zone
02 - Caipirinha Freestyle
03 - Nes Pad
04 - Calango Riddim
05 - Cumbia da Espera
06 - ARAB
07 - Maresia Riddim
08 - La Craw 68


DOWNLOAD

Retirado do Blog: http://www.odhecaton.blogspot.com.br

Grupo Etnia - Canto Cereal (1992)



Grupo Etnia foi um grupo que, entre 1986 e 1994 reuniu quatro músicos que moravam em João Pessoa: Alice Lumi, etnomusicóloga paulista descendente de japoneses, que toca uma profusão de instrumentos étnicos de sopro, cordas e percussão;Fernando Pintassilgo, graduado em flauta transversal na UFPB e especialista em instrumentos de sopro folclóricos; Paulo Ró, também conhecido pelo seu trabalho solo e com o Jaguaribe Carne; e Milton Dornellas, que há muito tempo desenvolve seu trabalho como intérprete e compositor em João Pessoa.

A idéia do Grupo Etnia era a de compor e interpretar músicas folclóricas e tradicionais de vários lugares do mundo. Há uma profusão de músicas andinas, com charangos e flautas tradicionais, além de samba, ciranda, música japonesa e até experimentações com música eletrônica e atonal. Apesar da disparidade de estilos, uma música céltica irlandesa é seguida de um caboclinho com naturalidade, dando ao disco uma sonoridade impressionantemente coesa. Além disso, o disco é de um grande interesse histórico, pelo simples fato de reunir quatro grandes personalidades da história da música paraibana recente.

Tracklist:

01 - Canto Cereal
02 - Will Ye Go To Flanders - Tae the Begin
03 - Caboclinhos
04 - Ciranda
05 - Huayno para la Luna
06 - Quarup
07 - Meu Canto tem Velas
08 - Kátems
09 - Deixa eu Tocar
10 - Piratas de Jaguaribe
11 - Pau-de-sebo