O guitarrista Zé Filho se pluga sua guitarra e agita o Centro Histórico da cidade
O Carrinho PB POP foi criado pelos
músicos José Reinaldo, Cacá Santa Cruz, Lucas Sales e Alex Madureira. O projeto
fomenta a circulação e a difusão de produtos do mercado musical local através
de um carrinho de som ambulante, semelhante aos típicos carrinhos que
comercializam CDs piratas. Sua primeira aparição foi em maio de 2009, no Cineport
- Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa. Na ocasião, sua presença
foi um verdadeiro acontecimento, causando as mais variadas reações no público,
que se aproximava ora curioso, ora surpreso, e, numa reação geral, muito
animado e inspirado com toda a criatividade da iniciativa. A idéia pegou, se
fortaleceu e agradou a todos, turistas e moradores da cidade, sempre
interessados em olhar as novidades, tirar fotos ao lado do Carrinho, comprar
seus produtos ou apenas estar por perto e ouvir a boa música do Estado.
Composto de uma aparelhagem de som e uma gaveta
contendo mais de 200 CDs, DVDs e livros de artistas paraibanos em seus mais
diversos gêneros e estilos, o Carrinho circula pelas ruas da cidade, agitando a
vida cultural pessoense em praças e festas públicas, casas de shows, feiras,
festivais e outros eventos. Já promoveu o encontro entre vários nomes
artísticos da cena local, como Baixinho do Pandeiro, Zé Filho, Alex Madureira,
Escurinho, os DJs Guirraiz, Chico Correa e Til Dal, os MCs Sacal e entre
outros.
O Carrinho PB POP é um projeto que propõe um
tipo de ação interdisciplinar e multicultural. Alia a intervenção urbana e a
ação direta, com estratégias de distribuição e difusão da produção musical
contemporânea, fortalecendo e inovando a cadeia criativa da música paraibana.
Está dentro do campo da Economia Criativa, por gerir uma ação inovadora, por
buscar a sustentabilidade em rede e incentivar a prática associativa entre
agentes culturais.
Todos os títulos vendidos no Carrinho são cedidos
pelos próprios artistas, que reconhecem a iniciativa como mais um ponto de
venda e difusão de suas obras. Da venda, é repassado um valor previamente
acordado com o artista, sendo destinada uma porcentagem para a manutenção do
projeto, dos equipamentos, dos custos com transporte, entre outros. A renda não
é expressiva, já que o Carrinho conta apenas com um protótipo, mas a difusão da
música se evidencia, uma vez que o projeto toca músicas que nunca haviam
ganhado as ruas de João Pessoa antes, podendo alcançar novos ouvintes e
apreciadores.
Em três anos de atuação,
o Carrinho já foi convidado para feiras e festivais, já promoveu encontro de
artistas, interações estéticas, viajou e foi muito bem recebido por todos os
lugares pelos quais passou. Em 2009, esteve na Feira da Música de Fortaleza,
difundindo a música autoral paraibana. Em 2010, realizou o primeiro aniversário
do projeto, numa festa colaborativa que reuniu mais de 20 músicos e um público
de 800 pessoas. No mesmo ano, recebeu o convite do SEBRAE para compor a
programação da Rio Mostra Paraíba, uma mostra de cultura paraibana no Rio de
Janeiro promovida pelo ‘Sistema S’. O projeto também já participou de programas
na mídia televisiva, já foi pautado por jornais e programas de rádio
universitários e sempre recebe convites para ser divulgado nos meios de
comunicação.
Assalto musical com DJs Guirraiz, ChicoCorrea e o músico Jonathas Falcão
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