Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Vital Farias - Vital Farias (1978)


01. Canção de Dois Tempos
02. O Sobressalto
03. Bate com o Pé Xaxado
04. Bandeira Desfraldada
05. Via Crucis da Mulher Brasileira
06. Alice no Curral das Maravilhas
07. Deixe de Afobação
08. Expediente Interno
09. Poema Verdade
10. Caso Você Case
11. É Mãe
12. Estudo Nº 2





Vital Farias nasceu no sítio Pedra d'Água, município de Taperoá, estado da Paraíba.

Caçula entre 14 irmãos, Vital alfabetizou-se com as irmãs. Vital viveu em Taperoá até a conclusão do curso ginasial. Aos 18 anos mudou-se para a capital do estado da Paraíba, João Pessoa, onde prestou o serviço militar no 15º Regimento de Infantaria.

Ao deixar o serviço militar continuou em João Pessoa e deu prosseguimento aos seus estudos no Lyceu Paraibano. Nesse período começou a estudar violão por conta própria. Depois passou a dar aulas de violão e de teoria musical no Conservatório de Música de João Pessoa.

Em 1975 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde participou de vários e importantes eventos artísticos, entre os quais a peça “Gota d’água”, de Chico Buarque de Hollanda. Em 1976 prestou vestibular para Faculdade de Música, formado-se em 1981. A primeira composição gravada de Vital Farias foi "Ê mãe", em parceria com Livardo Alves e gravada por Ari Toledo.

Geraldo Azevedo, Elomar, Vital Farias e Xangai.
Em 1978 gravou seu primeiro disco “Vital Farias”. O segundo, “Taperoá”, surgiu dois anos depois. No final do anos 80, Vital resolveu parar de gravar por um tempo para se dedicar aos estudos. Em 2002 produziu o disco de estréia de sua filha, Giovanna, com 15 composições de sua autoria e lançou o disco "Vital Farias ao vivo e aos mortos vivos".



Nesse mesmo ano recebeu o título de Cidadão do Rio de Janeiro. Em 2006 se candidatou a Senador da Paraíba, pelo PSOL, Sendo a terceira via de opção. Concorreu contra Ney Suassuna e o atual senador Cícero lucena, surpreendeu com com 99.966 votos. Em 2010 se candidatou a Senador mais uma vez, pelo PCB, Não obtendo o mesmo sucesso que em 2006, ficando em 4ºlugar com poucos mais de 56 mil votos.

Um comentário:

  1. Vital Farias faz-nos Orgulhosos de sermos Nordestinos,Maravilhosos Albums: Vital Farias,Taperoá,Saga Amazônica.
    Um Grande Abraço,Muitissimo Obrigado,

    Augusto - Aju (Se)

    ResponderExcluir