Páginas

sábado, 12 de novembro de 2011

Sivuca - Forró e Frevo (1980)



01. Frevo Sanfonado
02. O Baile do Bio Laurinda
03. Queixo de Cobra
04. Folião Ausente
05. Dançando em Pipirituba
06. Forró e Frevo
07. Fava de Cheiro
08. Gostosão
09. Asa Branca


DOWNLOAD



Depois de permanecer quase 15 anos no Exterior, especialmente nos EUA. Sivuca (Severino Dias de Oliveira), paraibano de Itabaiana, 50 anos (completados dia 26 de maio último), começa a reencontrar o seu justo espaço no Brasil. 


Acordeonista, pianista, compositor, Sivuca é um artista de imensos recursos, que encontrou em Glorinha Gadelha, não só a companhia ideal, mas também parcerias musical: nos últimos 2 anos, sua carreira teve um excelente pique, lotando teatros, emplacando sucessos como "João e Maria", música de quase 30 anos passados, que agora com a poética letra de Chico Buarque, transformou-se em antólogia interpretação de Nara Leão


Há 60 dias, a Copacabana lançou simultaneamente dois elepês, de Sivuca, buscando atingir faixas diferentes de públicos: "Cabelo de Milho" e "Forró e Frevo". Apelido carinhoso que seus amigos lhe deram, "Cabelo de Milho" traz o Sivuca múltiplo, executando sanfona, piano elétrico, sintetizador, cravo, piano acústico, ovation e gaita de boca. 


E canta, ainda, dele e de Glorinha, "Te Pego na Mentira" e "Feira de Mangaio", e com Paulinho Tapajós, "Mancho e Fêmea", "Cabelo de Milho", além do belíssimo "Estrela dos Guinais", que Fagner já havia gravado - e foi uma das mais belas músicas do ano passado. Outra faixa antológica é "Estrela Guia" (parceria com Paulo Pinheiro, lançada por Clara Nunes), enquanto "Músicos e Poetas" e "Cada um torce como pode" completam o elepê. 


Já "Forró e Frevo", como ele próprio define, é antes de mais nada "definição, evocação e vocação: definição porque mostra consistentemente a música de uma região carente de muita coisa, mas rica no seu conteúdo musical, cujo papel no resto do país é de quase predominância. 


Evocação porque me transporta retroativamente à infância e ao meu primeiro contacto com o profissionalismo musical e cujo reflexo está nas músicas 'Fava de Cheiro', 'O Baile de Bio Laurinda' e 'Dançando em Pipirituba', tendo ainda como complemento as músicas 'Forró e Frevo', 'Queixo de Cobra' e 'Frevo Sanfonado'. 


Quanto à vocação, é a energia que continua dentro de nós num processo criativo que se reflete por exemplo nos frevos 'Folião Ausente' e 'Gostosão' (este de autoria de Nelson Ferreira, a quem eu devo ser chamado Sivuca)". 


As palavras de Sivuca, melhor do que qualquer outra adjetivação, definem a importância destes dois elepês. Indispensáveis a quem admira o trabalho de um grande músico brasileiro.


Aramis Millarch - 08/06/1980 - publicado originalmente no jornal Estado do Paraná - extraído do site Tablóide Digital.







Um comentário: