Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Chico César - Respeitem Meus Cabelos, Brancos (2002)




01 - Respeitem Meus Cabelos, Brancos
02 - Antinome
03 - Pétala Por Pétala
04 - Céu Negro
05 - Flor de Mandacaru
06 - Quando Eu Fecho Os Olhos
07 - Sem Ganzá Não É Coco
08 - Nas Fronteiras do Mundo
09 - Antes Que Amanheça
10 - Templo
11 - Teofania
12 - Experiência



Pessoa de musicalidade notável, o artista é representante de uma nova geração da música popular brasileira, fortemente marcada por artistas que emigraram da região nordeste para São Paulo e Rio de Janeiro, sem perder o culto a suas tradições culturais, mesmo estando abertos a novas influencias. Neste sentido, Chico César soube trabalhar as batidas eletrônicas, e ainda assim permaneceu profundamente ligado a suas origens nordestinas e a música africana que tanta influencia tem sobre o Brasil. 


Sempre acompanhado de seu violão e de um grande carisma, o cantor paraibano também é conhecido pelas suas opiniões políticas e pela sua sensibilidade aos problemas do Brasil e do Nordeste como a pobreza e racismo. 

Jornalista de profissão, o cantor sempre conjugou as duas vertentes antes de se lançar totalmente na música com o cd "Aos Vivos" onde viu sua carreira deslanchar. Já teve suas músicas gravadas por outros artistas, mas o seu grande sucesso foi Mama África, em que canta as alegrias e as vicissitudes da história de sua família e da sua mãe batalhadora, fazendo um paralelo com o continente africano. A música virou um grande sucesso e hoje é comum no Brasil que todos conheçam o refrão: Mama áfrica a minha mãe, é mãe solteira.


4 comentários: