Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Jackson e Almira - Os Donos do Ritmo (1957)



01 - O Canto da Ema
02 - Pai Orixá
03 - Coco de Improviso
04 - Tarimá
05 - Cabo Tenório
06 - Coco Social
07 - Boi Tungão
08 - 4 x 1






Almira Castilho (Almira Castilho Figueiredo), cantora, compositora e radioatriz, nasceu em 24/8/1924, em Olinda, PE, e faleceu em 26/2/2011, em Recife, PE. Quando, em 1954, aceitou um convite para participar do coro da música Sebastiana, que seria cantada por Jackson do Pandeiro, não imaginou o quanto aquilo iria afetar sua vida.

Natural de Olinda, a ex-professora iniciaria uma promissora carreira na Rádio Jornal do Commercio como rumbeira e radioatriz. Morena bonita, alta, corpo violão, olhos claros, descendente de espanhóis, dificilmente se poderia pensar que ela se enamorasse de Jackson do Pandeiro, um paraibano, baixinho, de físico mirrado, feio por qualquer padrão de beleza a que fosse comparado. E mais: nem era ainda famoso, estava contratado pela rádio como simples pandeirista.

Porém, assim como era exímio intérprete de frevos, cocos, xotes e o que mais viesse, o paraibano era também bom de papo e, logo, ele e Almira Castilho não apenas namoravam como começaram uma das mais famosas duplas da música brasileira. Uma parceria que durou 12 anos e foi responsável por uma série invejável de sucessos que até hoje ecoam pelo Brasil afora: 1x1, A mulher do Aníbal, Forró em Limoeiro, dentre muitos outros.

Participação em cinema de Jackson do Pandeiro e Almira, no filme "O Viúvo Alegre" rodado em 1961 no Rio de Janeiro, onde canta uma música de carnaval. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário