Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sivuca - Sivuca Sinfônico (2004)



01 – Rapsódia Gonzaguiana (Sivuca – Temas de Luiz Gonzaga)
02 – Aquariana (Sivuca)
03 – João e Maria (Sivuca / Chico Buarque)
04 – Feira de Mangaio (Sivuca / Glorinha Gadelha)
05 – Quando me Lembro (Sivuca / Glorinha Gadelha)
06 – Moto Perpétuo (Paganini)
07 – Concerto Sinfônico para Asa Branca (Sivuca – Temas de Luiz Gonzaga)

DOWNLOAD



Mestre Sivuca (Texto de Braulio Tavares)

Num ambiente ruidoso como o da música popular, Sivuca era uma presença de poucos decibéis. Sempre tranqüilo, de fala mansa, não fazia nenhum alarido. Mesmo tendo opiniões claras e posições firmes, não dava entrevistas bombásticas, não se envolvia em polêmicas. Só se tornava o centro das atenções quando empunhava (ou melhor, sobraçava) o instrumento e fazia brotar dele um niágara de melodias que pareciam estar apenas esperando seu toque nas teclas para brotarem já prontas, irretocáveis.

Lembro de ouvir, na infância, meus pais comentando terem visto Sivuca tocar nas festas do extinto Campinense Clube, ali na Praça Coronel Antonio Pessoa, e de tê-lo visto tocando na Praça da Bandeira, em algum comício ou festa popular. O primeiro show dele que vi pra valer foi o seu encontro histórico com Hermeto Paschoal, no Teatro Castro Alves de Salvador, lá pelo fim dos anos 1970. Show inesquecível, pelo jogo extremo de semelhanças e diferenças entre os dois grandes artistas. Sivuca era o apolíneo, o clássico, o executante que consegue a façanha de caminhar sobre as águas da perfeição. Hermeto era o dionisíaco, o romântico, o vanguardista que experimenta tudo e joga suas criações para o alto, para ver quantas delas conseguem cair de pé e sair andando. Juntos, no palco, idênticos e distintos, pareciam dois irmãos gêmeos que foram criados em planetas diferentes.

Foi a época do seu disco famoso com Rosinha de Valença, em que o Brasil inteiro ficou conhecendo seu arranjo multi-nacional para “Vassourinhas” (em forma de música indiana, escocesa, argentina, francesa, etc.) e ouviu pela primeira vez a obra-prima “Feira de Mangaio”, sua mais bela parceria com Glorinha. Para a crítica musical brasileira, que chegara às redações quando ele estava fora do Brasil, Sivuca foi uma revelação, mostrando, de um momento para o outro, ser um coringa capaz de fazer forró, jazz, frevo, valsa, o escambau. Para nós, paraibanos, ele era gente de casa, carta antiga do baralho, uma espécie de rei-de-ouros capaz de transformar em Arte tudo que tocava.

A sanfona de Sivuca tinha um milhão de teclas. Eu, coitado, vivo aqui batendo em três ou quatro. Uma delas (que meus leitores já conhecem de sobra) é a quantidade de meninos de gênio que vivem de bobeira por aí, Paraíba afora, doidos que alguém lhes dê uma luz, um instrumento, uma informação. Numa entrevista, Sivuca disse uma vez que na sua casa, na infância, não se ouvia música porque não tinha eletricidade; ele só via às vezes alguém tocando violão, ou um sanfoneiro itinerante que passava por lá. O jornalista pergunta-lhe o que faltava e ele diz: “Faltava informação somente”. Faltava a possibilidade de acessar o mundo. Quando essa possibilidade surge, o mundo fica sabendo, como soube com Sivuca, do que são capazes os nossos pequenos paraibanos, os nossos meninos e meninas que, no final das contas, são a coisa mais valiosa com que a pequenina Paraíba pode contribuir para enriquecer o mundo.

Vídeo abaixo: Sivuca e Orquestra Sinfônica do Recife - João e Maria (Composição de Sivuca e Chico Buarque)


3 comentários:

  1. Caro Amigos,

    Estamos fazendo uma amostra cultural que irá ocorrer no Colégio Anglo Líder em São Lourenço da Mata-PE.
    Essa amostrar tem como tema: As culturas dos Estados Nordestino.

    Nossa sala ficou responsável pelo Tema: A cultura Paraibana.

    A sala foi dividida em sub-grupos e o tema também.

    Estamos pesquisando a cerca de uma semana e ainda não conseguimos nada sobre a musica paraibana, nós que fazemos parte do Colégio Anglo Líder, Queríamos um breve relatório sobre a tradição musical da Paraíba.

    Atenciosamente,

    Danilo Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Email: danilogomesmiranda55@gmail.com

      Excluir
  2. Pena que o download não estar mais disponível

    ResponderExcluir