Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tribo Éthnos - Meddrooaavon (2000)

via: http://odhecaton.blogspot.com



A Tribo Éthnos, nascida em 1990 idealizada por Vant Vaz é mais do que uma banda. É um coletivo multimídia, integrando música, artes plásticas, quadrinhos, dança e até moda. Um grupo literalmente ahead of their time, fazendo aquelas misturas quase esquizofrênicas de música indígena, hip-hop, jazz, música erudita, música africana e o que mais você quiser que só iriam aparecer com mais freqüência nesse mundo alguns anos mais pra frente. 


O Meddrooaavon, gravado entre 1996 e 1997 mas só lançado em 2000, é um bom exemplo disso. O CD todo é recheado de uma vibe new age à anos 80 que pode incomodar algumas pessoas, mas mesmo para essas pessoas o CD é recheado de pontos altos. A faixa "Meu Brasil Que Não é Meu" é um fantástico quase-ragga bem pra cima que não é difícil de se imaginar como sendo um daqueles hits alternativos anos 90 que marcam uma geração, se não fosse o boicote quase criminoso à Tribo Éthnos por parte da grande mídia - ainda hoje, 20 anos depois, a Tribo Éthnos é relativamente pouco reconhecida, e tem muita gente que "sabe que existe mas nunca escutou". 


Outro ponto fortíssimo do álbum é a faixa "Euroasioamerindioafricano", que já no título mostra o cosmopolitismo da banda - a música é um canto de capoeira-rap do século 22, a materialização do berimbau elétrico gritado por Chico Science. Aliás, a Tribo de Vant e a Nação de Chico têm muito em comum, a fusão do local com o internacional, a globalização musicada. 


Um detalhe interessante sobre esse CD é a participação do jovem Esmeraldo Marques (mais conhecido hoje como DJ ChicoCorrea) anos antes do surgimento da sua Electronic Band, mas já mostrando aquela boa instiguinha eletrônica que mais de uma década depois ia arrastar tanto pé e tanta cabeça mundo afora.



Tracklist: 

01 - Nova Ordem 
02 - Shainirun 
03 - Catiti & Cairê 
04 - Pitiguartupi 
05 - Canção do Vento 
06 - Euroasioamerindioafricano 
07 - Canto aos Deserdados do Sol 
08 - Fattha 
09 - Sexus 
10 - Meu Brasil Que Não é Meu 
11 - Akushu 
12 - Meigetsu 
13 - Insanniddad 
14 - Rebelião em Robotia 
15 - A Chave de Tudo 
16 - Nahuxa 
17 - Shaya 
18 - Eterno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário