Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Otacílio Batista & Diniz Vitorino - MPB Especial (1973)


01. Pot-pourri: Martelo dodecassílabo/ Mourão / Dez pés a quadrão
02. Pot-pourri: São Paulo faz tanto frio que doe na carne da gente (Mote) / Brasil caboclo
03. Estilo Galope à Beira do Mar
04. Padre Cícero Romão Batista, Virgulino Ferreira, Lampião
05. Estilo Gemedeira
06. O Vaqueiro e O Pescador
07. Vamos Pedir a Pelé que não deixe de Jogar
08. Pot-Pourri de Estilos de Cantoria

DOWNLOAD

A MÚSICA BRASILEIRA POR SEUS AUTORES E INTÉRPRETES.

Série lançada a partir de parceria entre a Fundação Padre Anchieta e o SESC São Paulo. Gravação original realizada em 27/09/1973 para o programa "MPB - Especial", dirigido por Fernando Faro na TV Cultura de São Paulo, no qual alternavam-se músicas e depoimentos do artista focalizado.

Diniz Vitorino (06/05/1940 - 05/06/2010), Paraibano de Lagoa de Monteiro, gravou 2 LPs e 1 Cd, participou de vários festivais de violeiros, conseguindo 23 primeiros lugares. Publicou 4 livros de poesias, três romances e vários córdeis. Um dos grandes mestres de uma geração de repentistas históricos. Era de família de poetas, filho de Joaquim Vitorino e irmão do também poeta Lourinaldo Vitorino.


Diniz Vitorino
Diniz foi parceiro de nomes clássicos da nossa cantoria de repente, entre eles, e é impossível citar todos, estão; Manuel Xudú, os irmãos Batista, Pinto do Monteiro, Jó Patriota, Ivanildo Vilanova, Geraldo Amâncio, Oliveira de Panelas, entre tantos outros.


O mestre Diniz era dono de uma das vozes mais fortes do repente. De uma linhagem de poetas eruditos e letrados, com um vocabulário rebuscado tanto no falar como no modo de cantar de improviso, ou escrevendo seus sonetos.


Abaixo, o áudio de "Martelo agalopado-Galope à beira mar-Oito ao quadrão":






Nenhum comentário:

Postar um comentário